segunda-feira, 15 de junho de 2009

RELATÓRIO REFLEXIVO

Ler e escrever não é fácil, ainda mais que estamos rodeados de todos os tipos de leitura. Como trabalhar não apenas leitura e sim as leituras que se apresentam em nosso dia-a-dia? Como explorar textos para buscar informações práticas, satisfazer curiosidades, informar-se sobre o que acontece no mundo, divertir-se, relacionar-se com as pessoas?
Textos...textos... Os trabalhos propostos pelo programa mostram um caminho inovador que leva a reflexão sobre o nosso fazer pedagógico. Estamos diante de um convite tentador. Tudo foi preparado com dedicação, expectativa e apoio da nossa coordenadora que sempre leva material para nos auxiliar. Diante de todo o planejamento o que mais sentimos dificuldades foi quanto à disponibilidade de recursos tecnológicos.
Chegou o dia , tudo que é novo causa medo, angústia, dúvida, indagação, insegurança. Esses foram os primeiros sentimentos manifestados quando apresentamos as propostas do Gestar II. Em seguida a coordenadora passou o vídeo “Conquistando o Impossível na Era do Gelo.” O vídeo traz uma mensagem com palavras que representam situações de nosso dia-a-dia. Palavras importantes que precisamos trabalhá-las para chegarmos aos nossos objetivos, assim aos poucos o clima de inquietação foi se dissipando, dando lugar ao interesse, ao “vamos ver”.
Nos primeiros encontros ficamos apreensivos com a desistência dos cursistas. Uns alegaram que o material é bom, mas requer tempo e dedicação. Outros por ser um curso muito extenso. Essas dificuldades não nos desistimularam.
O primeiro encontro iniciei com uma mensagem de Cora Coralina para refletirmos o porquê de estarmos ali. Na sequência confeccionamos crachás customizados e apliquei a técnica dos três nós (feita em Treze Tílias, com a profª Andreia) para nos conhecermos melhor, consequentemente tornar os encontros agradáveis e instigadores para os estudos. Estudamos o Guia Geral, discutimos e tiramos dúvidas sobre o material e as realizações das atividades. Aqui ficou clara a importância do comprometimento de cada um.
Em cada oficina, descobertas são feitas. Eu dou início, destacando aspectos significativos dos conteúdos. Também levo outros materiais e para os estudos a respeito de gênero textual, dividi a turma de cursistas em grupos e a partir da leitura de um texto, cada grupo fez uma produção escrita escolhendo determinado gênero para vender, comprar, roubar e tombar uma mesma casa.
A partir do poema “A Pesca” de Affonso Romano de Sant’Anna
, os grupos o reescreveram respeitando uma das seguintes tipologias textuais: injuntiva, dissertativa, narrativa. Os resultados foram surpreendentes.
Para unidades 11 e 12, tivemos a música “Um bom conselho” de Chico Buarque.
As revelações começam a surgir, como “gosto pelo material que traz teoria e prática”, “sugestões diversificadas”, “conhecimento de alguns conteúdos não vistos na caminhada universitária “força de vontade”, mas, também surgem colocações como “estamos sobrecarregados”, “carga horária cheia”, “dificuldade em concluir o ralatório das atividades por falta de tempo (os encontros são próximos)”. Apesar das dificuldades a turma é maravilhosa e carregam entusiasmo.
O momento da socialização das lições de casa é o mais esperado. Todos ficam atentos, anotam e perguntam sobre casa detalhe. Trazem e expõe trabalhos dos alunos que enriquecem os relatos. Mostram resultados interessantes, detectam as necessidades dos alunos e trabalham para superá-los.Essa troca de experiência está despertando um novo olhar para as práticas pedagógicas, pois muitas vezes o que falta é um ajuste entre as características do aluno e a metodologia proposta em sala de aula.

Um comentário:

  1. Oi, amiga... Adorei seu blog. Espero que você também visite o meu... Talvez eu possa te oferecer um "cafezinho virtual". Beijos!!

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