sábado, 15 de agosto de 2009

RELATORIO DAS OFICINAS

Relatório das oficinas

Com grande expectativa organizamos, coletivamente, o encontro do dia 04/08/09 para reiniciar os estudos do Gestar.
Os objetivos desse dia eram de motivar os cursistas e de colocá-los a par dos informes de Balneário Camboriu.
Nesse sentido, reunimos as quatro turmas e as boas vindas foram dadas pela coordenadora Teia. Com o propósito de levar um sentido de reunião, persistência e força ao grupo, passamos a mensagem “lição dos bambus”. A interação foi muito proveitosa.
Na sequência, fizemos uma abordagem sobre a troca de experiências relacionadas ao encontro de Camboriu. Diante de tantas experiência significativas elencamos as seguintes: a próxima sequência dos TPs e comentários dos conteúdos das respectivas unidades; o resultado da avaliação do curso durante a primeira fase e perspectiva do mesmo para o 2º semestre; a dinâmica do decalque inovando a produção textual do gênero biografia e autobiografia; socialização dessa dinâmica; resultados das expressões idiomáticas desenvolvidas a partir da linguagem verbal para não-verbal e a montagem de um portfólio.
Estimulados pelos relatos dos formadores, os cursistas concordaram em construir um portfólio, de incentivo distribuímos uma pasta a cada um. Para compor as primeiras páginas solicitamos que criassem um personagem utilizando a dinâmica do decalque e, em seguida escrevessem o seu memorial. A sugestão foi bem aceita.
Por estarmos trabalhando na construção do projeto, sugerimos aos cursistas a leitura de algumas referências bibliograficas como “Janelas na construção da Leitura”, de Ormezinda Maria Ribeiro, “Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos”, de Maria A.G Lopes Rossi, além do material de Teoria e Prática do Gestar.
O próximo encontro que efetivamente iniciaria os estudos do TP6 não se realizou. Esse e outros foram adiados em virtude da pandemia da Gripe A, pois o indice elevado de casos suspeitos em Tubarão levou as autoridades estaduais e municipais a suspenderem as aulas.
Em função dessa transferência de datas, encaminhamos atividades de leitura da unidade 21 e ampliando nossas referências, fazendo as observações necessárias para discutirmos nos futuros encontros.
Finalizamos as ações desse dia, apresentando o slide “Feliz resto de ano”.
Podemos perceber que os cursistas se entusiasmaram nessa retomada das atividades. E como todo novo compromisso gera novas responsabilidades a serem assumidas, encerramos a reunião certos do comprometimento do grupo com os trabalhos do curso, almejando a que essas novas práticas pedagogicas abram horizontes para que possamos contribuir com a melhoria da qualidade do ensinar e aprender.

Plano das atividades

Com o objetivo de executarmos um trabalho compartilhado, nos reunimos (formadores e coordenadora) uma vez por semana para organizar a pauta e as atividades de cada oficina, como também estudar as unidades dos TPs, ler e selecionar materiais extras que venham nos auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos elencados nos TPs. Esse trabalho coletivo tem apresentado bons resultados, faz com que caminhamos unidos, nos fortalecendo diante de cada dificuldade.

Um comentário: