terça-feira, 15 de setembro de 2009

RELATORIO DAS OFICINAS

Estratégias argumentativas defendendo interesses

Data dentre 15 de Agosto a 15 de Setembro.

Após ter passado o susto da pandemia da gripe A, regressamos aos encontros do Gestar. Nesses trinta dias realizamos três encontros.
PRIMEIRO ENCONTRO
No primeiro a acolhida dos cursistas aconteceu com as quatro turmas juntas. Assistimos ao slide “O Sapo” para avaliarmos e identificarmos os momentos em que devemos nos comportam surdamente e assim alcançar nossos objetivos. Revisamos os projetos de leitura, tecemos comentários acerca de uma reportagem da revista Escola.
Como argumentos geram mais argumentos, iniciamos os estudos do TP6, pois opiniões divergentes não faltaram para respaldar a tese de cada um. Essa discussão serviu para conhecermos melhor as marcas argumentativas na organização dos textos, para analisarmos os diferentes tipos de argumentos, como também avaliarmos a qualidade da argumentação textual.
Orientados pelo eixo temático do TP “Corpo e Saúde” e pelos objetivos das seções, questionamos a platéia a respeito do projeto Anitápolis ( projeto de instalação da Indústria de Fosfatados Catarinense; IFC ), eles desconheciam o teor do assunto.
Logo com a finalidade de enriquecer os conteúdos argumentação e linguagem, como tarefa, solicitamos além do estudo das unidades 21 e 22, uma pesquisa sobre o projeto IFC.
SEGUNDO ENCONTRO
Nosso segundo encontro foi dividido em dois momentos. No momento inicial, cada turma com seu formador. Lemos uma mensagem motivacional. Feitas as reflexões, passamos a esclarecer dúvidas das unidades em estudo como, a relação do conteúdo com os elencados no plano de curso e a dificuldade de trabalhar tal assunto em determinadas séries. Também discutimos sobre a aplicação dos avançando na prática e as possíveis adequações. Embora usamos a linguagem com a intenção de atuar sobre o outro, trabalhar argumentação com 5ªs e 6ªs séries exige criatividade e muita adaptação, muitas sugestões foram colocadas. Após as considerações, encaminhamos a aplicação da lição de casa.
Na sequência, partimos para o segundo momento, agora as turmas estão juntas. Com base no eixo norteador do TP6 “ Corpo e Saúde” e, pretendendo relacionar os objetivos das unidades com a tese do projeto IFC, promovemos uma palestra sobre o mesmo que foi ministrada pelo vereador “Dura”. Houve interesse por parte de todos os presentes. Para ampliar os conhecimentos, distribuímos material que abordavam pontos de vista diferentes entre órgãos e autoridades envolvidos na implementação do projeto IFC. Saímos da reunião satisfeitos.
TERCEIRO ENCONTRO
Terceiro encontro. Esse também realizamos em duas etapas. Primeiramente cada formador com sua turma. Após reflexão inicial, começamos a socialização dos avançando na prática. Por meio das apresentações dos trabalhos percebemos como foram úteis as sugestões dos colegas, pois bons resultados podem vir quando há adequação e contextualização dos conteúdos. Nesse momento sentimos como é importante planejar atividades em que o aluno desenvolva a escrita por prazer. Muitos comentaram que o interesse e concentração dos alunos nas atividades do Gestar têm contribuído para a melhoria da aprendizagem dos mesmos.
Segunda etapa, as turmas reunidas.
Após compreender a sistematização de estratégias linguísticas que organizam um texto e de posse do material acerca do projeto Anitápolis, podemos analisar os recursos argumentativos usados nos textos do material para fortificar uma tese, ou enfraquecer outra.
Em busca da construção de argumentos e do desenvolvimento da escrita bem planejada, propomos aos cursistas a produção de um texto argumentativo a partir do uso de provérbios, sendo que, a tese fosse a moral do mesmo.
Como um texto argumentativo vai além de idéias encadeadas, deve conter elementos que atraiam o leitor, tem que cativá-lo e passar-lhe convicções.
Os textos produzidos contêm elementos persuasivos e estratégicos, prendendo, assim, a atenção do leitor e com a intenção de ganhar a adesão do mesmo.

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