quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

UM POEMA É UMA PINTURA COM VOZ

: Dezembro/2009

Oficina 12 – Unidades 7 e 8

A Oficina número 12 compreende-se que chegamos ao término de um longo trabalho. Dedicamos este dia aos estudos sobre a arte, suas características e a literatura.
A arte e a literatura estão intrinsicamente interligadas. Tudo começou com antigos caligráfos, pois alegavam que a caligrafia era a arte mais sublime, um exercício de desenho puro. Essa interligação se confirma com um provérbio japonês “ um poema é uma pintura com voz”.
Concordamos que é difícil conceituar arte, mas reconhecemos o papel significativo que exerce na vida do ser humano, pois mexe com a sensibilidade, seja do criador ou do leitor.
Na troca de experiências registramos que muitas vezes o tempo era insuficiente para corrigir as atividades dos alunos antes de socializá-las.
As lições de casa dessas unidades apontaram caminhos para os alunos valorizarem artistas e escritores locais como também analisarem suas obras. Muitas atividades tiveram como base propostas do AAA2.
Completamos nosso trabalho como uma auto-avaliação dos cursitas. Vale destacar que o programa Gestar previlegiou metodologias e conteúdos diferenciados com sugestões práticas e provocou mudanças nas ações pedagógicas. Nesse sentido estimulou os alunos a participarem dos trabalhos. O aspecto relevante do curso foi a troca de experiências, pois levava a reflexão de que é possível tornar as aulas de leitura e produção textual mais dinâmicas.
Observou-se a valorização profissional. Todo desempenho do aluno ocorreu em virtude do planejamento e encaminhamento dos professores e os resultados das atividades faziam com que eles se sentissem orgulhosos de seus trabalhos. Isso elevou a auto-estima dos profissionais, logo após a implementação do Gestar muitos professores foram elogiados pela inovação dos trabalhos pedagógicos.

Encontro Extra

Organizamos um encontro para confraternização e encerramento do curso, com direito a homenagens e agradecimentos aso cursistas, formadores e coordenadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário