terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RELATORIO DAS OFICINAS

Novembro/2009

Oficina 10 – Unidades 3 e 4

Neste encontro formamos um grande grupo como se fôssemos um texto humano, pois os objetivos eram estudar o texto como centro das experiências no ensino da língua e as diversas formas de relação entre os textos. Apresentamos material com ocorrências de vários tipos de intertextualidade. Isso foi interessante, pois elaboramos conceitos sobre alguns tipos pouco conhecidos.
Na socialização das tarefas de casa, os cursistas destacaram que apesar de alguns textos incoerentes, a maioria dos alunos não encontraram dificuldades para escrever. Demonstraram compreender o que é intertextualidade e que esta é um recurso para expressar o conhecimento de mundo, sem esse fator a compreensão textual fica comprometida.
Finalizamos o TP1 com uma produção textual em que apareciam formas de intertextualidade. Ficou claro que este diálogo entre os textos esta ligado ao conhecimento de mundo e pode acontecer em diversas áreas de conhecimento: literatura, pintura,
música, jornalismo......

Oficina 11 – unidades 5 e 6 TP 2

Neste encontro cada fomador permaneceu com sua turma, momentos que proporcionaram a revisão de alguns aspectos da gramática, seus vários sentidos e das várias possibilidades de organização da frase e do periodo. Fenômenos esses que enriquecem o uso da língua, mas difíceis de serem compreendidos.
Estudadas as marcas relevantes das unidades, socializamos os avançando na prática. Ficaram registrados que, apesar do desenvolvimento de muitos exercícios, os alunos ainda encontram obstáculos no emprego da vírgula, mas perceberam que os sinais de pontuação podem mudar o direcionamento de uma mensagem. E que existem diferentes maneiras de se dizer a mesma coisa.
Fomos embora conscientes da importância dos professores oferecerem situações de interação em que formas adequadas sobre o uso da língua apareçam, pois aos poucos os alunos internalizam-nas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário